Programação de Cursos, Supervisões e
Oficinas para o Primeiro Semestre de 2007

 

GRUPO DE FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Desafios e possibilidade para a prática educativa

 

Pensar a prática educativa voltada para crianças de zero a três anos é uma preocupação recente na história da educação e, nesta perspectiva, um desafio para os profissionais que atuam com essas crianças.

O que aprende um bebê na escola? Quais as proposta mais interessantes com esta faixa etária?

Para responder a estas e tantas outras questões, a Escola de Educadores convida você a participar de nosso terceiro grupo de formação de educadores.

Voltado para a reflexão de temáticas como: concepção de educação, currículo, organização do espaço, rotina, desenvolvimento infantil, papel do educador e a sua relação com a criança este curso pretende instaurar um espaço de construção de saberes essenciais para a prática.

Serão encontros mensais enriquecidos com leituras, análise de vídeos, planejamento e tematização da prática, reflexões teóricas e trocas de experiências. Este curso pretende unir profissionais que partilhem de um interesse comum: a qualidade nas relações que permeiam a prática educativa com crianças pequenas. Esperamos você!

Duração:     8 meses  (31 de março, 14 de abril, 19 de maio, 23 de junho, 18 de agosto, 22 de setembro, 20 de outubro, 17 de novembro). Encontros  mensais   aos Sábados , das  8h às  12hs

Investimento: 9 x R$80,00 (à vista R$720,00). Pagamentos com cheques pré-datados. 5% de desconto para grupos acima de 3 integrantes.

 

GRUPO DE SUPERVISÃO PARA FORMADORES E COORDENADORES

A construção de um olhar reflexivo para as estratégias formativas
Encontros mensais às quintas feiras 18hs às 22hs (março a junho de 2007)

Diretores, coordenadores, supervisores e formadores se deparam diariamente com uma demanda de planejamento de ações formativas para realizar com suas equipes de trabalho. Planejar os encontros, avaliá-los e replanejá-los, são ações que exigem uma postura reflexiva que partilhe de saberes voltados à formação.

Quais critérios considerar para avaliar uma reunião pedagógica? Quais estratégias escolher, considerando os conteúdos e objetivos de cada encontro? Como analisar um planejamento e uma ação de formação? são perguntas que permeiam a prática destes profissionais e serão abordadas nesta proposta de supervisão.

Com periodicidade mensal, a supervisão propiciará a construção de saberes sobre a formação de professores tanto no âmbito escolar como nos Projetos de Formação Continuada por meio de reflexões teóricas, análise da prática de cada um dos participantes, assim como análise de outras realidades. Venha refletir com a gente!

Duração: Semestral. Encontros mensais, às quintas-feiras, das 18hs às 22hs. (22 de março, 19 de abril, 17 de maio, 21 de junho)

Investimento:
4 x R$100,00 (à vista R$400,00). Pagamentos com cheques pré-datados. 5% de desconto para grupos acima de 3 integrantes.


GRUPO DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A complexidade do simples

Pensar em uma proposta educacional para as instituições de educação infantil representou, por muito tempo, a busca de uma adequação curricular do ensino fundamental para a pré-escola.

Hoje sabemos que a educação infantil tem como função cuidar e educar as crianças pequenas e, nesta perspectiva, deve considerá-las como foco central na elaboração de sua proposta curricular. Porém, desta certeza emergem outros questionamentos: como se organiza um currículo para as crianças de 0 a 6 anos? Quais concepções norteiam as decisões curriculares? Como planejar atividades com sentido e significado, que visem a construção de sua identidade e a conquista de sua autonomia? Como as áreas do conhecimento podem ser organizadas de modo a se adequarem às crianças da Educação Infantil, e não ao modelo da escola de Ensino Fundamental? O que e como aprende a criança de 0 a 6 anos?.

A proposta deste conjunto de encontros quinzenais é promover reflexões sobre o currículo na educação infantil, tanto em sua elaboração como em sua prática.

Duração: Anual. Encontros quinzenais, às quintas-feiras, das 19hs às 22hs. Datas: 15 e 29 de março, 12 e 26 de abril, 10 e 24 de maio, 14 e 28 de junho, 16 e 30 de agosto, 13 e 27 de setembro, 18 e 25 de outubro, 8 e 22 de novembro

Investimento: 9 x R$115,55 (à vista: R$1040,00). Pagamentos com cheques pré-datados. 5% de desconto para grupos acima de 3 integrantes.

 

ENCONTRO REFLEXIVO SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Possibilidades e desafios

 

A inclusão das crianças de 6 anos de idade no Ensino Fundamental que passa a ter 9 anos de duração, para além das determinações e imposições legais, abre um debate à respeito das metodologias e estratégias tão necessárias a este processo.

 

Afinal, o que é tão assustador? Quais são de fato os desafios operacionais e pedagógicos que esta inclusão nos aponta? Existem boas possibilidades de garantia de qualidade educacional para estas crianças? E para as de 5, 7, 8 ou 9 anos? O que realmente muda e o que é preciso mudar para a implementação desta inclusão?

Muitos professores e gestores dedicam-se neste momento a pensar em aspectos organizativos da escola em busca de viabilizar o acolhimento às crianças de 6 anos: curriculares, formativos, espaciais, temporais, etc.

Este encontro propõe um debate reflexivo sobre estes aspectos, procurando discutir a inclusão das crianças de 6 anos no Ensino Fundamental com garantia de qualidade social.

Formadora : Karina Rizek

 Duração: Sábado, dia 17 de março, das 8hs às 12hs.

Investimento: R$80,00 por cursista. Pagamento com depósito em conta corrente. Efetuar inscrição por telefone.

ASSESSORIA E PROJETOS

A escola de educadores é um espaço de formação preocupado com a qualidade social da educação das nossas crianças. Nossa equipe mantem parcerias com Programas, Escolas, Instituições, Estados e Municípios em todo o Brasil. Podemos ser seu parceiro atendendo as demandas e especificidades de sua realidade. Para maiores informações acesse o nosso site.

Todos as nossas ações são coordenadas por:

Beatriz Ferraz Doutoranda em Educação pela USP , Psicóloga. Assessora, co-autora e revisora pedagógica do material de ensino médio do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL - MEC; foi Assessora técnica dos Parâmetros Curriculares na divulgação dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil MEC.    Coordenadora da Escola de Educadores onde atua em projetos educativos junto à Programas, Escolas, Instituições, Estados e Municípios

Karina Rizek Psicóloga, foi professora e coordenadora pedagógica em instituições de educação infantil; coordenou o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL- MEC; foi Coordenadora Geral de Educação Infantil do MEC, elaborando materiais diversos, políticas e ações. Coordenadora da Escola de Educadores onde atua em projetos educativos junto à Programas, Escolas, Instituições, Estados e Municípios.

 Local: Escola de Educadores Rua Jericó no. 255 conj. 101, - Salão de Eventos, Vila madalena, São Paulo, S.P. ( www.escoladeeducadores.com.br )

Inscrições: pelo telefone (11) 3021-6265 no horário comercial ou pelo e-mail cursos@escoladeeducadores.com.br).